Email enviado pela presidente da Congregação – Campus Diadema

Prezados colegas,

Na reunião da Congregação de hoje fomos chamados, pelos últimos acontecimentos, a votar assuntos importantes, difíceis e que precisarão contar com a compreensão e colaboração de toda a comunidade.

Visando melhorar a situação de precariedade da nossa Graduação e, respeitando um desejo identificado na comunidade, os Departamentos, os Representantes dos Docentes e os Professores Titulares, pediram a inclusão de pauta dos seguintes itens:

– Diminuição imediata do fluxo de alunos na unidade Antonio Doll.
– Suspensão das aulas no Florestan Fernandes no período noturno.

Em virtude da inclusão e aprovação desses pontos pela Congregação, foi necessário também votar:

– Adiamento do início do 2º Semestre letivo para o dia 14 de outubro, igualando o calendário de Diadema ao calendário de Guarulhos.

Este ponto, mais crítico, foi aprovado com o objetivo de dar tempo para que um estudo de reestruturação dos espaços existentes no campus possa ser feito.

A Comissão Gestora da Congregação foi implementada hoje e começará a trabalhar imediatamente neste estudo, visando propor alternativas para a criação de salas de aula no Conforja e no Eldorado.

Também trabalharemos com o Escritório Técnico, na Reitoria, para a avaliação dos contratos de transporte e segurança do campus, visando a possibilidade de aditá-los para aumentar a frequência dos ônibus e resolver o problema das saídas de campo, além de colocar ronda motorizada NÃO ARMADA no entorno das unidades do campus.

Deverá haver um esforço conjunto, principalmente de docentes e servidores nas próximas semanas, para o remanejamento e redistribuição de espaços, visando a criação de salas de aula. Já pedimos de antemão que haja um espírito coletivo de trabalho, para minimizarmos nossos problemas de infraestrutura no curto prazo. Muitos serão chamados a colaborar e todos terão que ceder para que toda a comunidade possa estar em condições melhores e mais seguras. Toda a mudança envolve esforços e colaboração.

Também aprovamos hoje a intenção de aluguel do Edifício no Ipiranga e a Reitora fará um documento de intenção de aluguel/compra para tentar garantir a prioridade nas negociações. Não somos os únicos querendo alugar aquele prédio. Caso tudo corra bem, algumas adaptações simples, segundo a pró-reitoria de planejamento, deverão ser realizadas e, na melhor das hipóteses, poderemos ocupar este prédio no 1º semestre de 2014.

Sabemos que a comunidade poderá nos cobrar o fato de não termos realizado uma consulta sobre o assunto, no entanto, não haveria tempo hábil para isso, já que as mudanças deverão se completar no prazo de 4 semanas. Além disso, todas estas propostas e possibilidades surgiram de uma reunião na Reitoria na última quinta-feira, dia 05. A Congregação tomou para si a responsabilidade que tem em decidir, mesmo quando a situação é difícil.

Estamos iniciando uma etapa importante no campus, que envolverá mudanças e esforços coletivos e que acreditamos ser para um bem maior, principalmente no que diz respeito aos riscos a que nossa comunidade vem se expondo ao manter um alto fluxo de pessoas no Doll, e à insegurança no Florestan Fernandes.

Despedimos-nos na esperança de contar com a união da comunidade, necessária à mudança.

Atenciosamente,


Representantes dos Docentes Adjuntos e Associados na Congregação do ICAQF/Conselho de Campus: Dário Santos, Fernando Oliveira, Flamínio Rangel, Graziela Bianco, João Alexandrino e Norberto Gonçalves. Suplentes: Fabiana Casarin e Renata Tonelli.

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