A UNIFESP, a reitoria, politicas publicas, o que anda acontecendo?

Carta do Centro Acadêmico Alexander Fleming – Diadema

A UNIFESP, a reitoria, politicas publicas, o que anda acontecendo? Após 7 anos de campus Diadema, a UNIFESP aqui se apresentar fragmentada (com 4 unidades), sem bandejão e com pouca acessibilidade para deficientes físicos. Nos ultimos meses não só o país resolveu levantar a voz, o grupo de docentes do campus também resolveu agir e demonstrar sua insatisfação. Em busca de apoio, vários docentes entregam parte de sua aula para conversar com os alunos e expor seus pontos. A associação de professores mostrou seu repudio a mudança do prédio para o “cadeião”, um prédio que fica na avenida Alda entre o florestan e o eldorado. Este repúdio se dá por causa de segurança, mas não só por isso. Foram 7 anos “brigando” com a infra-estrutura, e a solução é alugar um prédio que custa 20 milhões por ano?

A solução definitiva vai demorar mais 10 anos para sair? A solução proposta é que a entrada de novas turmas seja cancelada até que o prédio definitivo esteja pronto. ao que parece os 7 anos de insatisfação se acumularam, e agora a unica atitude viavel é chamar atenção para o campus que não abriu o vestibular em 2015, por não haver estrutura, falha de um governo que expandiu sem planejar as universidades federais.

Sobre o ponto da segurança, a prefeitura de Diadema se pronunciou falando que não pode fazer nada, e que isto é de cunho do governo estadual. E os alunos? Os alunos ainda não tem uma opinião valida, houve uma assembléia, que foi mal divulgada e não compareceram alunos o suficiente para se dar uma opinião representativa dos alunos da UNIFESP. Porém, pensando friamente, como os docentes querem nosso apoio, sem nos divulgar as ideias deles? Sem uma comunicação adequada? A ideia da fechada do campus para novos alunos surgiu numa assembléia docente e só foi levantada na assembléia com a reitoria. Muitos alunos podem se posicionar a favor, porém, não havia esse esclarecimento sobre a situação.

Um aluno presente na assembléia levantou a voz e disse que os alunos não concordam com o fechamento do campus para novos alunos, porém, como já foi dito isto ainda não foi votado de forma representativa. Talvez o aluno tenha se expressado mal, mas devido a isto a reitora interrompeu a reunião e disse que voltaria após 1 mês para ouvir a opinião do campus.

Então, agora é hora de discutir e pensar se isto é realmente uma boa opção. Estamos ouvindo, durante algumas aulas, as opiniões de vários professores. Qual é a visão do aluno da UNIFESP? Forme sua opinião e compareça na próxima assembléia. VENHA LUTAR POR UMA UNIFESP MELHOR!

Fonte: Centro Acadêmico Alexander Fleming

http://caafunifesp.blogspot.com.br/2013/06/a-unifesp-reitoria-politicas-publicas-o.html

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.