Carta da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo à comunidade acadêmica e à sociedade brasileira

A Reitoria da Universidade Federal de São Paulo reitera o seu firme compromisso de realizar uma gestão pautada no diálogo, na democracia e na transparência, cuidando para que seja garantida, a qualquer membro da comunidade acadêmica, a liberdade de expressão, o respeito à diversidade de gênero e sexualidade, à diversidade cultural e às diferenças ideológicas e políticas.

Coerente com esses princípios, a reitoria se mantém aberta ao diálogo e à construção coletiva de propostas e intervenções que contribuam para a realização do compromisso ético de fazer uma gestão pautada na pluralidade de ideias, na busca de consensos e no respeito à diversidade sempre em prol do bem público.

Por isso mesmo, a reitoria manifesta-se contrária a qualquer medida repressiva contra manifestações de membros da comunidade acadêmica. Entendemos ser inaceitável o uso deste tipo de medida na universidade, a exemplo das ocasiões em que houve intervenção da polícia militar (2007, 2008 e 2012). Defendemos que a instauração de processos criminais contra aqueles que lutavam em defesa de reivindicações para a Unifesp como um todo não é o caminho para resolver conflitos de caráter político no âmbito da universidade.

Lembramos, ainda, que a atual reitora e muitos dos que hoje compõem a gestão central da Unifesp repudiaram claramente, em 2012, o recurso à repressão em Guarulhos.

Acreditamos – hoje como ontem – ser justa a luta pelo funcionamento com qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão em todos os campi da Unifesp.

Soraya Soubhi Smaili
Reitora

Valéria Petri
Vice-Reitora

Fontes:

Site do campus Guarulhos:

http://humanas.unifesp.br/home/index.php/noticias-eflch/1083-carta-da-reitoria-da-universidade-federal-de-sao-paulo-a-comunidade-academica-e-a-sociedade-brasileira

Esse post foi publicado em Cartas, Uncategorized. Bookmark o link permanente.