2° Fórum Estudantil da Unifesp

Nos dias 19 e 20 de Novembro de 2011, foi realizado no espaço do DCE da Unifesp o 2° Fórum Estudantil. A proposta do encontro foi de promover um espaço de discussão e organização política dos estudantes da universidade. As linhas temáticas dos dois dias do evento foram a inserção da Universidade na Sociedade; a conjuntura da Unifesp, sua estrutural atual e expansão, efeitos, limites e possibilidades; histórico e conjuntura de cada campi, e dos segmentos docente e técnico administrativo; currículo, ensino, pesquisa e extensão; políticas educacionais; movimento estudantil, articulação e organização dos estudantes, separados em seis campi e 34 cursos com múltiplas especificidades, mas que enfrentam problemas cotidianos em comum.

A proposta do encontro nestes dois dias, visou a integração intercampi, com a realização de Grupos de Estudo sobre permanência estudantil, currículo, democracia e autonomia universitária. Participaram das mesas o Prof. Marcos Cassin (USP) e do Prof. James Jorge (UNIFESP) que falaram sobre função social da Universidade e sua relação com a educação, escola e trabalho; a Profa. Soraya Soubhi Smaili (ADUNIFESP), que falou sobre o desenvolvimento e sistema atual e da pós-graduação em âmbito nacional, enfatizando o plano nacional de pós-graduação PNPG – 2011 – 2020; a mesa de Políticas Públicas para a Educação, Campanha 10% do PIB para Educação e Plano Nacional de Educação, ficou por conta do Prof. Francisco Miraglia (ANDES), que abordou o tema do orçamento e execução orçamentária para a educação no projeto de Lei do PNE-2011 – 2020.

Por fim, realizou-se a Plenária, consolidando o espaço de discussão política e de deliberação do Fórum Estudantil para ações futuras, entre as quais a realização do Congresso Estudantil em 2012 e a organização do DCE, sem gestão no momento, sendo o Conselho Representativo do Diretório Central dos Estudantes (CR-DCE) a instância que vem deliberando suas ações no decorrer de 2011.

Unifesp em Luta

Confira abaixo o chamado e programação divulgados pela organização do evento:

forum3

PROGRAMAÇÃO:

Sábado, 19 de Novembro às 08:00 – 20 de Novembro às 20:00
DCE Unifesp – Rua Pedro de Toledo, 840 – São Paulo

Sábado (19/11)
9h – Recepção
10-12h – Roda de informes aprofundados de cada campus / história e conjuntura da Unifesp
12 – 13h30 – Almoço
13h30 – 16h30 – Mesa pesquisa, extensão, currículo e papel da universidade
17 – 19h – GT’s Permanência estudantil, currículo, democracia e autonomia universitária
20h – Sociocultural

Domingo (20/11)
10 – 12h: Mesa Plano Nacional de Educação
13h30 – 16h30: Assembléia Geral dos Estudantes da Unifesp

Esse post foi publicado em I Congresso dos Estudantes da Unifesp. Bookmark o link permanente.